quarta-feira, 1 de maio de 2013

Suporte Básico de Vida em Pediatria

Este foi o workshop mais interessante e mais útil a que já alguma fez fui. Esta é uma lição que TODOS, sem exceção, deveríamos ter. Recomendo mesmo muito!


Ensina-nos a ter calma e a prestar os primeiros socorros, antes de qualquer equipa médica chegar, a crianças e adultos. O Dr. José Aparício, médico que adorei ouvir e que nos involve de alma e coração na sua luta constante de querer ensinar a todos o que fazer quando uma criança perde os sentidos, se engasga ou se afoga. Os primeiro minutos, depois do acidente, são cruciais, definem a vida ou a morte da criança. E qualquer um de nós, pais, avós, educadores e até mesmo a pessoa mais desligada do mundo a crianças, deveria ter esta formação, porque acidentes acontecem (infelizmente...) em qualquer altura e em qualquer lugar.

Não vale a pena estar aqui a fazer um resumo do que aprendi e do que vi. Não adianta. tem mesmo que se ouvir um profissional. Depois, o mais importante é ir praticando para não esquecer. O que aconselho vivamente é a participarem neste workshop, que se realiza no Hospital Santa Maria no Porto, e é grátis. O horário, para quem trabalha, não é dos melhores, mas vale a pena o esforço, a falta ao emprego ou um dia de férias. Não digo que se saia de lá a apto a salvar vidas. Trata-se de um workshop e não de um curso. Não se pratica, ouve-se somente a teoria e vê-se o médico a exemplificar. Mas as noções que ficam são importantíssimas e, mesmo que hipoteticamente, um dia pode ser a nossa e a salvação dos nossos pequeninos!



"Pais e professores são normalmente os primeiros a ter de responder numa situação de acidente ou emergência médica com crianças, antes da chegada das equipas médicas. Traumatismo craniano devido a quedas, aspiração de corpo estranho (engasgamento), convulsões febris, falta de ar e pré-afogamento são algumas situações onde a actuação imediata das pessoas mais próximas pode salvar a vida de uma criança, já que os primeiros minutos são essenciais."


O Dr. Aparício gostava que toda a população tivesse acesso a um workshop destes. Pelos outros não respondo, mas eu vou voltar a assistir para relembrar e "repraticar" como ele tanto insistiu.

(E com isto se acende, mais uma vez, esta chamazinha, que tenho cá dentro escondida há muitos anos, com a vontade de ser da área da saúde, de ajudar pessoas e de me sentir útil nos cuidados a todos!...)


5 comentários:

  1. Oohh para a próxima diz-me!!!!

    Sabes que alinhava contigo. Ainda para mais no Hospital onde eu e o meu mano, passados 10 anos, nasceu (no mesmo quarto, e tudo).

    Oxalá nunca precises de pôr em prática ;)
    Xi apertadinho!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por partilhares esta importante informação, é o tipo de conhecimento que pode salvar vidas! Vou-me inscrever já no próximo workshop ainda por cima o Hospital Santa Maria é aqui meu "vizinho", mais uma boa razão para não faltar!
    Beijinhos grandes das 2 para as 2

    ResponderEliminar
  4. Acho bastante importante!
    Na minha escola, foram lá bombeiros dar umas "dicas" também de primeiros socorros, mas claro uma coisa super básica e também bastante teorica. Também não podiam ficar muito tempo e mesmo que pudessem metade não queria lá estar!

    Sei até de uma criança que o pai na tentiva de o socorrer acabou por fazer pior, e enfim o resto já se sabe :(

    Fico muito contene que tenhas colocado isto aqui!
    E quem sabe para a próxima não sejas tu no lugar do Dr.! :b

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. E é uma área em que te estou a ver perfeitamente! ;)
    Também ando para fazer um workshop destes há algum tempo, vou ver se consigo. ;)
    A enfermeira loira que está na foto foi quem nos atendeu na triagem de pediatria, da última vez que lá fui com o Mateus. ;)

    Beijo!

    ResponderEliminar